ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila (-COOH), que é a mistura da carbonila com a hidroxila. Sua função orgânica é uma das mais importantes, pelo fato de estar presente na maioria das moléculas contendo funções mistas. O cheiro que possuímos é devido ao ácido carboxílico presente em nosso organismo, pessoas diferentes apresentam pequenas variações em seu metabolismo, secretando diferentes ácidos carboxílicos de baixa massa molecular.
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
O metanóico, também conhecido como ácido fórmico é um líquido incolor, corrosivo, de odor característico. Foi obtido pela maceração de formigas. É fabricado a partir do monóxido de carbono. As principais aplicações do ácido fórmico são como mordente em tinturaria, na fabricação de ácido oxálico; e na medicina, no tratamento de reumatismo. O ácido fórmico apresenta o grupo funcional aldeído em sua molécula. É facilmente oxidado produzindo gás carbônico e água.
O ácido etanoico ou ácido acético glacial (por ter aspecto de gelo abaixo de 16°C). É um líquido incolor, de odor e sabor característico; é corrosivo, solúvel na água. Os processos industriais de obtenção deste ácido são a partir do etanol, a partir do carvão e da destilação seca da madeira. Além de ser usado na alimentação sob a forma de vinagre (onde foi isolado primeiramente), é empregado na obtenção de diversas substâncias orgânicas, como, por exemplo, acetatos de metais,ésteres , anidrido etanoico ou acético, cloreto de etanoíla e propanona ou acetona.
O ácido etanodióico ou oxálico, apresenta-se no estado cristalino com duas moléculas de água. É fabricado a partir do etanoato de sódio que, por sua vez, é fabricado a partir do CO e NaOH. É usado como branqueador de couros e fibras vegetais, como mordente para remover manchas de ferrugem da roupa branca.
O ácido 2-hidróxipropano-tricarboxílico ou ácido cítrico é encontrado facilmente na natureza no suco de frutos ácidos,