adepará
Os serviços da Ruralcon são prestados em três setores:
Na atualidade todas as empresas, em especial aquelas participantes do Agronegócio Brasileiro, devem ser gerenciadas com o maior rigor e competência técnica.
1. Introdução
A evolução das economias nacional e internacional, na ordem macroeconômica orientada pela globalização, impõe às empresas variações nos preços, nos insumos e nas formas de comercialização, que resultam em fortes oscilações na expectativa dos empresários, nos resultados econômicos e na rentabilidade de sua empresa. Os produtores que não se adaptarem às novas realidades permanecerão, definitivamente, fora desse novo mercado globalizado. Os baixos preços dos produtos, resultantes principalmente da introdução de novas tecnologias e do oligopsônio na venda de sua produção, o aumento dos preços dos insumos dentro de um setor oligopolista, as estruturas e os custos financeiros com taxas reais de juros mais altas do mundo e, por último, a alta carga tributária praticada na cadeia do agronegócio, são alguns fatos daatualidade que os produtores devem enfrentar com objetividade e gestão eficaz.
Esta característica econômica e a situação própria da produção tais como escalas produtivas pouco e mal utilizadas, altas retiradas do empresário, endividamento que pode inviabilizar o futuro da empresa, pouca capacidade de gerenciamento e falta de planejamento sustentável da propriedade para enfrentar períodos de preços baixos e custos altos, aumentam o risco da produção.
Na grande maioria, as empresas agropecuárias são familiares e não existe uma clara distinção entre funções familiares e empresariais. Outrossim, o esforço necessário para dirigir uma empresa agropecuária é hoje muito mais