Ácidos carboxílicos
GRUPOS FUNCIONAIS
Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo carboxila (-COOH), ligado a um carbono da cadeia principal.
Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos.
Os pontos de fusão e de ebulição dos ácidos carboxílicos são mais elevados que os dos compostos de igual peso molecular, devido à forte associação intermolecular por ligações de hidrogênio.
Você já ouviu falar que os cães conhecem os donos pelo cheiro? Isso se dá pelo fato de os seres humanos apresentarem junto à pele glândulas que produzem e liberam ácidos carboxílicos. A composição da mistura destes ácidos varia de pessoa para pessoa. Assim, cada indivíduo apresenta seu “cheiro característico”, que os animais de faro desenvolvidos conseguem diferenciar. Esses ácidos são responsáveis pelo mau cheiro, que são produzidos por bactérias que se “alimentam” do material liberado por glândulas que temos nas axilas. Tais bactérias são encontradas em 90% dos homens e 60 % das mulheres. Existem muitas variedades de desodorantes no mercado. Algumas marcas simplesmente tentam utilizar um perfume para mascarar o cheiro da transpiração. Outras incluem em sua composição substâncias que inibem a atuação dos microorganismos.
Outros desodorantes contem substâncias básicas, capazes de neutralizar os ácidos responsáveis pelo odor desagradável. Há no mercado, por exemplo, talcos e desodorantes que possuem bicarbonato de sódio. A função desta substância é diminuir o odor por meio de reação com ácidos carboxílicos, transformando-os nos sais correspondentes. Desde muito tempo, um “saber popular em química” recomenda o uso de leite de magnésia, como desodorante. Isso realmente funciona! A justificativa baseia-se nas propriedades básicas desse produto, que é uma suspensão aquosa de Mg(OH)2. Assim, ele é capaz de neutralizar os ácidos da transpiração, eliminando o