Ácido glicólico
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, e os produtos dermatológicos precisam se adequar ao pH do nosso corpo, numa escala numérica de 0 a 14 onde de 0 a 7 são soluções ácidas, 7 são soluções neutras e acima de 7 são soluções alcalinas.
Como o pH influencia na saúde de nossos cabelos, a escolha de um bom xampu nos proporcionará cabelos mais saudáveis. Estamos habituados a lavar nossos cabelos com xampus, por influencia de marcas de xampus que promete deixar os cabelos mais lindos e sedosos, mas nunca nos perguntamos se o pH está ideal para o nosso couro cabeludo, se está mais ácido ou básico.
Desta forma o estudo desenvolvido a cerca do pH do xampu nos auxiliará para compreender porque nossos cabelos ficam mais rebeldes com um determinado xampu e mais sedosos com outros, qual é pH ideal e quais os prejuízos causados por um pH muito ácido ou básico.
Justificativa
Através de estudos e testes realizados verificaremos o PH do xampu e como ele modifica-se de acordo com cada substancia utilizada.
Objetivo Geral
Verificar o PH do xampu
Objetivos Específicos
a) Através das diferentes substancias obteremos variações do PH do xampu.
b) Analisar como a base do xampu se modifica ficando mais ou menos viscoso.
Metodologia
Xampu Base
Pesar as substancias e reservar, em um cálice despejar sobre agitação moderada o Lauril Sulfato de Sódio, acrescentar o cocoamidapropilbetaina, dietanolamida, nipagin, glicerina, após aos poucos acrescentar água e agitar levemente para não produzir espuma. Verificar o pH se necessário acrescentar solução de acido cítrico, e observar a viscosidade caso desejar um xampu concentrado acrescentar solução de cloreto de sódio.
Verificação do pH
Utilizamos fita de medição de pH com escala de 0 a 14 onde 7 é elemento neutro de 0 a 7 é ácido de 7 a 14 é básico.
Materiais e matérias primas
Lauril Eter Sulfato de Sodio..........