Como intervir em dois níveis: o produtivo e o reprodutivo.
Em relação à correção ortográfica dos alunos, os PCN (1997) propõem que o professor deve intervir em dois níveis: o produtivo e o reprodutivo. Explique esses dois níveis de correção.
No nível produtivo o professor pode perceber se o aluno conhece as regras ortográficas da nossa língua, se ele possuí familiaridade com a escrita correta vigente em sua língua materna, seguindo por esse raciocínio o aluno não cometerá erros que são tidos como incomuns ao uso da língua por uma questão de estar certo ou errado, por exemplo ele mesmo sem conhecer o significado de uma palavra, ou seja sem nunca tê-la escrito antes, ele sabe que uma palavra na nossa língua não se inicia com dois rr ou com ç por se tratar de uma regra ortográfica.
Já no nível reprodutivo verifica-se o aprendizado, a ortografia correta de palavras que não possuem regras específicas para explicar tal modo de escrita.
O uso de dicionário e o hábito da leitura faz do aluno um melhor escritor da língua, já que ele aprende a internalizar a escrita correta de palavras que por vezes são pouco utilizados ou até mesmo desconhecidas por ele, assim como por meio de análise do significado das palavras ele aprende a selecionar o sentido, a expressão correta utilizada em cada contexto.
QUESTÃO
Nos estudos propostos para a segunda quinzena, você teve a oportunidade de ler sobre os planetas do sistema solar. Dando continuidade a essas leituras, redija em dois parágrafos a origem da Vida. Fique atento(a) para elucidar onde e quando se deu esse processo.
RESPOSTA DO ALUNO:
Assim como na origem do universo que é algo que data de muitos bilhões de anos e que se passaram em etapas ou ciclos que ainda estão em continuidade, com a origem da vida foi assim também, é possível que existam muitos outros planetas capazes de gerar condições propícias ao desenvolvimento de seres vivos, mas a comprovação da vida como conhecemos ainda é algo a ser buscado.
Pois bem o nosso planeta passou e está