Consequências da Guerra do Paraguai
GUERRA DO PARAGUAI
CAMILA BARROS
Rio de Janeiro - RJ
2013
1 - Introdução
O presente trabalho abordará um grande conflito latino americano que ocorreu entre 1864 e 1970, envolvendo Paraguai e a tríplice aliança composta por Brasil, Argentina, e Uruguai denominado Guerra do Paraguai. Será apresentado um histórico sobre a Guerra, seus antecedentes, as figuras marcantes presentes no período e as consequências do conflito para todos os países envolvidos.
5- Consequências da Guerra do Paraguai
As consequências da guerra afetaram todos os países envolvidos, em maior ou menor grau. Logicamente, Paraguai como perdedor sofreu maiores danos provocados pelo conflito. Abordaremos as consequências para o Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil em relação à população, indústria, economia e território.
5.1 Consequências da Guerra para o Paraguai
Em relação à população, o Paraguai foi o país mais prejudicado, com a maior queda no número de habitantes devido às batalhas e em função das doenças que se espalharam na região. A maior parte da população morta era formada por homens e assim o país ficou nas mãos de crianças, mulheres e idosos. Os sobreviventes se deslocaram para a região central do país e dedicaram-se à agricultura de subsistência. (GASPARETTO JUNIOR, 2009)
Embora o número de baixas tenha sido muito exagerado – chegou-se a se falar em 50% da população do Paraguai antes do conflito –, e as estimativas recentes e mais modestas estejam na ordem de 15% a 20% da população, o que corresponde a cerca de 50.000 a 80.000 mortes no campo de batalha e por doenças (sarampo, varíola, febre amarela e cólera), os percentuais são enormes pelos critérios de qualquer guerra moderna. (BETHELL, 2012)
Segundo, Bethell (2012) na economia e na indústria a situação também foi de decadência para o país no pós-guerra. A infraestrutura e a base manufatureira também foram destruídas e o início de um desenvolvimento