Guerra do Paraguai I
ETEC DE CIDADE TIRADENTES
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GUERRA DO PARAGUAI
ANDERSON VCTOR
ALLAN DOS SANTOS
MATHEUS OLIVEIRA
THIAGO MENDES
WESLEY GONÇALVES
SÃO PAULO
2015
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC DE CIDADE TIRADENTES
CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GUERRA DO PARAGUAI
Allan dos Santos – nº02
Anderson Victor - nº05
Matheus Oliveira - nº32
Thiago Mendes – nº38
Wesley Gonçalves - nº40
Trabalho apresentado a(o) Prof. Rosenildo, como exigência parcial ao componente curricular: Historia; na Instituição Etec Cidade Tiradentes.
SÃO PAULO
2015
Sumário
Introdução 4
Guerra do Paraguai 5
Causas 6
As batalhas da Guerra do Paraguai 6
Vitória brasileira 8
Consequências da guerra 9
Considerações finais 10
Referências 11
Introdução
Neste trabalho iremos apresenta sobre o tema a guerra do Paraguai, abrangendo suas principais causas e consequências, e como ocorrerão as principais batalhas e quais foram os países favorecidos e desfavorecidos nesse confrontos.
Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul no século IX. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaias.
É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.
A Guerra do Paraguai durou seis anos. Teve seu início em dezembro de 1864 e só chegou ao fim em março do ano de 1870, com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.
Causas
Há duas versões para o início da Guerra do Paraguai. Segundo alguns historiadores, a travessia pela Bacia da Prata, gerava inconveniências diplomáticas entre os países envolvidos. Assim, Solano Lopez, visando melhorar a economia de seu país,