Os voluntarios da patria na guerra do paraguai vol. i
AUTOR: General PAULO DE QUEIROZ DUARTE
INTRODUÇÃO
O livro relata a ação e a participação dos chefes e lideres do Exercito Brasileiro na Guerra do Paraguai. Dando ênfase a participação da população civil chamados de Voluntarios da Patria alem da cooparticipação das Policia Militares e da Guarda Nacional.
DESENVOLVIMENTO
A figura nacional dos Voluntarios da Patria surgiu em consseguência do Decreto nº 3371 de 1865 aprovado pelo Imperador D. Pedro II. Esse decreto em sua essência, era uma convocação feita aos brasileiros para a defesa da Pátria, cuja soberania e integridade haviam sido feridos pelo presidente paraguaio Solano Peres.
Ao tempo da guerra do Paraguai, o Exercito de linha contava com o pequeno efetivo de 14000 homens, mas a partir da incorporação da população aos Corpos de Infantaria e Cavalaria, o Exercito Brasileiro teve um aumento de cerca de 75% do seu efetivo.
A GUERRA DO PARAGUAI
O que foi
A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Causa principal:
- Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
Início e desenvolvimento do conflito:
- A guerra teve início em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.
- Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.
- No começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e logo em seguida o Rio Grande do Sul.
- Em 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai selam um acordo para enfrentar o Paraguai. Contam com a ajuda da Inglaterra.
- Em 11 de junho de 1865 ocorreu um dos principais enfrentamentos da guerra, a Batalha de Riachuelo. A vitória brasileira neste