Ácido Clorídrico
Nomes: Ácido Clorídrico (solução); Cloreto de Hidrogênio (gás); Ácido Muriático (impuro).
Classificação É um composto molecular constituído por uma ligação covalente com apenas um compartilhamento de elétron, como mostra a representação abaixo: Características Gerais O ácido clorídrico é uma solução aquosa obtida através da dissolução do gás Cloreto de Hidrogênio. Seu odor é um tanto quanto irritante, já sua aparência pode ser incolor se for apresentado em sua forma líquida ou gasosa, e amarelado se este por sua vez estiver em sua forma impura (ácido muriático).
Características Físico-Químicas
Fórmula molecular HCl
Massa molecular 36,46 g/mol
Cor Incolor à levemente amarelado
Solubilidade em água a 20ºC Completamente solúvel
Ponto de fusão a 760 mm Hg -20ºC (solução a 30% HCl)
Ponto de ebulição a 760 mm Hg 110ºC (solução a 30% HCl)
Pressão de vapor 11 mm Hg (solução a 30% HCl)
Inflamabilidade Não inflamável pH 1,07 - 1,17
Ácido Muriático Ácido muriático é a chamada forma impura do HCl, tal que é geralmente encontrada em comércios. Usa-se principalmente para a limpeza de pisos, paredes, azulejos e superfícies metálicas antes de se iniciar o processo de soldagem.
Aplicação: Suco Gástrico Apesar de ser altamente tóxico, o ácido clorídrico faz parte do suco gástrico, (secreção produzida pelo estômago, formada por enzimas, sais, muco e HCl) que faz com que o pH do estômago seja mantido de forma estável para que seja possível a destruição das células dos alimentos, proporcionando a absorção dos nutrientes. O ácido clorídrico atua ativando a enzima pepsina, de forma que ela quebre as grandes moléculas de proteínas em cadeias menores, possibilitando a facilidade de absorção. Quando há o descontrole da produção do ácido clorídrico no estômago, sentimos o que chamamos de “azia”, podendo ser controlada com o consumo de bases, como o