Acido Cloridrico
Ácido Clorídrico
Classificação:
O ácido clorídrico vem da dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. Ele é usado em laboratórios, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago.
O ácido clorídrico é formado pelo gás cloreto de hidrogênio (HCl) dissolvido em água, numa proporção de cerca de 37% do gás. É um ácido inorgânico forte, líquido levemente amarelado, em que seus cátions H+ são facilmente ionizáveis na solução. A 18ºC o grau de ionização do ácido clorídrico, isto é, a porcentagem de hidrogênios que efetivamente sofrem ionização é de 92,5%.
Seu frasco deve ser mantido bem fechado, porque na forma pura essa solução libera vapores de HCl, sendo sufocante e muito tóxico. O ponto de ebulição desse ácido é de -85ºC, sendo considerado volátil o que significa que ele passa facilmente para o estado de vapor em condições ambientes. Além disso, se não permanecer fechado, a sua concentração pode variar, visto que ele é absorvido com facilidade a água da atmosfera.
Ele é um composto molecular formado por uma ligação covalente, com apenas um compartilhamento de elétrons, conforme a fórmula eletrônica de Lewis mostra
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl. Ou então com a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o dito ácido esulfato de sódio (Na2SO4).
Utilidades
Em indústrias e laboratórios, o ácido clorídrico encontra uma gama de utilidades enorme podendo ser utilizado para:
• Hidrólise ácida de madeiras;
• Limpeza de equipamentos, chamada também de decapagem, que é a remoção das camadas de