Ácido Base
Grande parte das substâncias que nos rodeiam dissolvem-se bem na água. Há substâncias que, dissolvidas nesse meio, originam soluções ácidas, outras originam soluções básicas (ou alcalinas) e outras ainda, que não alteram o carácter químico da água – originam soluções neutras.
Para comparar diferentes graus de acidez ou basicidade, os químicos pensaram em algo muito simples. Definiram uma escala numérica que permite ordenar as substâncias de acordo com o seu grau de acidez ou basicidade. Chama-se escala de pH e compreende, à temperatura de 25ºC, valores entre 0 e 14 (fig.1).
Fig. 1
Pela análise da escala apresentada, facilmente se conclui que, um ácido é tanto mais forte quanto menor o valor do seu pH, enquanto que uma solução alcalina é tanto mais básica quanto maior o valor do seu pH. Assim, quanto mais afastados do valor correspondente ao pH neutro, mais forte é o carácter da solução.
A determinação dos valores de pH pode ser efectuada recorrendo directamente a medidores automáticos, também designados por sensores de pH, tal como os que utilizamos nas nossas aulas (fig. 2).
Fig.2
Existem ainda soluções (indicadores de pH) que, quando adicionadas às soluções iniciais alteram a sua cor de acordo com o carácter e/ou valor de pH. Na tabela seguinte apresentam-se três exemplos de indicadores frequentemente utilizados e as cores características que apresentam quando introduzidos em soluções de diferente carácter.
Soluções ácidas
Soluções básicas
Soluções neutras
Azul de tornesol
Vermelho
Azul
Azul arroxeado
Fenolftaleína
Incolor
Rosa carmim
Incolor
Vermelho neutro
Vermelho
Laranja
Vermelho
Quando se põe em contacto uma solução ácida com uma solução básica ocorre sempre uma reacção química, da qual resultam novas substâncias. É por esse motivo que se consegue alterar a acidez das soluções ácidas e a basicidade das soluções básicas.
A acidez de uma solução diminui quando se lhe adiciona