Ác. Nucléicos.
Data:
Ácidos Nucléicos
1-INTRODUÇÃO:
Os ácidos nucléicos são polímeros cujas unidades se dominam nucleotídeos.
Cada nucleotídeo é constituído pela união de três pequenas moléculas: um carboidrato de 5 carbonos (pentose), uma base nitrogenada e um fosfato. Isso pode ser representado por figuras geométricas, como a ilustração abaixo. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: DNA (ácidos desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico).
2-DIFERENÇA ENTRE DNA E RNA:
3-AUTO-DUPLICAÇÃO DO DNA: A dupla-hélice é aberta, ficando expostas as bases de seus nucleotídeos. A abertura acontece pelo desligamento das pontes de hidrogênio, que possibilitam a ligação agora com os nucleotídeos complementares presentes no suco nuclear. Cada dupla-hélice, resultante da duplicação, constitui-se de uma das cadeias de nucletídeos da molécula-mãe, e de uma cadeia nova ( duplicação semiconservativa). As bases complementares são A/T, T/A, G/C, C/G.
A duplicação do DNA dos cromossomas ocorre durante a interfase , na subfase S.
SÍNTESE DE RNA:
No nucleoplasma há nucleotídeos (ribonucleotídeos), enzimas e substâncias que transferem energia. O DNA abre-se e uma de suas cadeias vai sendo complementares por ribonucleotídeos, através de suas bases (A/U; T/A; C/G; G/C). Os ribonucleotídeos são ligados entre si, resultado numa cadeia simples. A sequência de nucleotídeos da cadeia de RNA é, portanto,determinada pela sequência existente num segmento do DNA. Neste caso, a base complementar à adenina do DNA é uracila do RNA é apenas uma uma das duas cadeias do DNAserve serve de molde (o RNA é um filamento simples).
5- TIPOS DE RNA:
A- RNA Mensageiro (RNAm):