àgua
A água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular e , dentro da célula, é o meio onde ocorre a maioria das reações químicas.
Ela tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas como:
A água é um a molécula polar, pois tem distribuição desigual das cargas, capaz de formar quatro pontes de hidrogênio com as moléculas de água vizinhas e por isso necessita de uma grande quantidade de calor para a separação das moléculas (100o C).
É um excelente meio de dissolução ou solvente .
A polaridade facilita a separação e a recombinação dos íons de hidrogênio (H+) e íons hidróxido (OH-), é o reagente essencial nos processos digestivos , onde as moléculas maiores são degradadas em menores e faz parte de várias reações de síntese nos organismos vivos
As pontes de hidrogênio relativamente fortes a tornam um excelente tampão de temperatura. Estrutura de uma molécula de água
DISTRIBUIÇÃO
Cerca de 70% do Planeta Terra é formado por água.
Mas, grande parte dela não pode ser utilizada, pois dessa água toda 97% é salgada sobrando apenas 3% de água doce. Todavia, desta pequena percentagem, a sua maioria está retida nos calotes polares e em zonas muito profundas da Terra, pelo que apenas uma parte dela pode ser encontrada nos rios, lagos e na atmosfera.
De toda a água doce existente na Terra, o Homem só pode utilizar cerca de 1% para: beber, cozinhar, na higiene pessoal, produzir energia elétrica nas barragens, utilizar na indústria e na agricultura. E, note bem, em alguma desta é necessário efectuar-se um tratamento prévio para a podermos consumir!
PROPRIEDADES
Na natureza, a água encontra-se distribuída por três grandes reservatórios naturais – a atmosfera, os oceanos e os continentes.