W PLANIFICA O
Conteúdo pág.
Resumo ii
I. INTRODUÇÃO 3
II. REFERÊNCIAL TEÓRICO 4
2.1 Planificação 4
2.1.1 Tipos da planificação 5
2.2 Gestão de Custos 5
2.2.1 Os objectivos e os tipos da gestão de custos 7
2.2.2 Princípios fundamentais da gestão de custos 7
2.3 Planificação e Gestão de Custos 9
2.3.1 Processo de Planificação e Gestão de Custo 10
III. CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 12
Resumo
Em um ambiente marcado por acirrada disputa de mercado, as práticas de Planificação e Gestão Estratégica de custos surgem como instrumentos que podem colaborar para que as empresas consigam assegurar a vantagem competitiva. Nesse contexto, o objectivo deste artigo é identificar quais formatações e práticas da planificação e gestão de custos têm estado presente na gestão das entidades. Essa busca de referendar na prática os mais recentes desenvolvimentos teóricos foi conduzida por meio de uma pesquisa exploratória, de características qualitativas e descritivas, cuja colecta de dados deu-se por uma serie de consulta de livros.
I. INTRODUÇÃO
As constantes mudanças ocorridas no mundo corporativo e a rapidez com que essas acontecem têm levado as organizações a uma busca incessante pelo aumento de as suas actividades. Como o principais objectivos as entidades sejam privadas ou publicas buscam promover a melhoria continua da gestão e optimização dos seus recursos.
Com crescimento das entidades e a complexidade dos sistemas, constata-se que as informações fornecidas sobre a planificação e gestão dos custos são potencialmente útil para uma gestão eficaz, eficiente e racional. A planificação dos custos permite definir quais daqueles são relevantes dentro do sistema analisado.
As necessidades da realização deste trabalho sobre a Planificação e Gestão de custos decorrem da carência de estudos científicos nesta área que possam gerar conhecimentos relevantes para o