|Uma análise sobre a qualidade dos serviços em uma academia de ginástica através do método servqual
| |
1. Introdução
Definir o posicionamento mercadológico no atual cenário se constitui uma questão de grande desafio para as empresas, independente do porte ou setor. As academias de ginástica como quaisquer outros tipos de empresa, precisam acompanhar os processos de mudança.
A cada dia novos equipamentos e tecnologias são inseridos nesse mercado. A ciência estuda novas possibilidades para a tão sonhada obtenção do “corpo perfeito”. Os conceitos de ergonomia, qualidade de vida, marketing, saúde, bem-estar, entre outros, invadiram o universo da Educação Física. O cliente, pelo fácil acesso à informação e experiência vivida pela concorrência global, tornou-se ainda mais exigente de seus direitos.
Segundo Juran (1993), a satisfação de um cliente com um bem e/ou serviço, tem a sua origem nas características destes e esta é a razão de os adquirirem. Por outro lado, a insatisfação com produto (bens e/ou serviços) tem a sua origem nas não conformidades percebidas após a sua experimentação. Por essa razão que os clientes reclamam ou desistem da continuidade de utilização do serviço.
Sobre este fato, tomando como exemplo os gestores de academias, Saba (2008) enfatiza que a própria postura contribui para a baixa aderência das pessoas a exercícios físicos, quando se preocupam apenas com a conquista de novos alunos e esquecem o principal: criar estratégias para a retenção dos alunos antigos.
Pereira (2005) ressalta que o segredo do sucesso pertence às academias que valorizam seus colaboradores, reconhecem suas obrigações perante a sociedade e têm uma atenção muito grande com o cliente e a qualidade de seus serviços.
A satisfação do cliente está intrinsecamente