T&D - diag
E possível identificarmos a cultura organizacional da empresa pelos hábitos e costumes praticados nela. Tendo em vista o fato de tomarem decisões a portas fechadas (centralizada) para a abertura de três novos cargos (Gerente de Departamento de Compras, Supervisor de Compras de Materiais e Chefe de Programação Técnicas) e informando somente a decisão ao gerente de recursos humanos, e sem a presença dos outros funcionários da organização. A nomenclatura e cultura apresentadas pela empresa em relação aos cargos são retrógradas e conservadoras.
Temos uma empresa em ascensão, em processo de expansão (médio para grande porte), com RH Operacional e gestão centralizada, onde os funcionários são totalmente dependentes das ações da alta gerência, sem chance de tornarem-se seres independentes e pensantes.
Solicitou-se assim a abertura de três novas vagas para que se adeque às mudanças do mercado e alcance os resultados almejados durante o planejamento com a direção.
Para o Diretor Presidente, o grande desafio para a MESARISA é alcançar um nível de eficiência e de eficácia nos seus negócios, a fim de tirar o máximo proveito possível de suas operações. Para tanto, solicitou a cada Diretor e a cada Gerente de Departamento que apresentassem um esquema ou plano sobre como cada Área e cada Departamento poderia melhorar seu nível de eficiência e de eficácia.. O Gerente de Recursos Humanos, Alberto Oliveira, preocupou-se em dar uma visão global de seu Departamento, considerando que os recursos humanos estão localizados em todos os demais Departamentos e Áreas da empresa. Neste sentido,eficiência e eficácia na Administração de Recursos Humanos devem ser visualizados em termos empresariais e não simplesmente em termos departamentais.