projeto multidiciplinar 2
INTRODUÇÃO
O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos. É através dos jogos lúdicos, do brinquedo e da brincadeira, que a criança desenvolve a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no seu desenvolvimento motor. O professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares e assim desenvolvendo situações de descontração.
CONTRIBUIÇÃO DE FROEBEL NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS
O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas - ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel Viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova.
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança e essa ideia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele.
O objetivo das atividades nos jardins-de-infancia era possibilitar