T picos de Constru o
A análise e investigação de acidentes têm diversos objetivos onde se pode citar:
- Evitar a recorrência do evento indesejado em escalas maiores;
- Descobrir potenciais responsáveis pela falha;
- Verificar o cumprimento dos recursos legais (CLT, NRs, NBRs);
- Propor soluções para os fatores causais do evento indesejado; Sua análise é extremamente importante para reduzir perdas econômicas, aprimoramento do sistema sócio-técnico da engenharia de segurança do trabalho, para elaboração de defesa junto à órgãos fiscalizadores, atenuar impactos de processos e danos à imagem da empresa.
2. A análise do evento indesejado pode ser organizada em três partes, a saber: a ocorrência, consequências e respostas. Disserte sobre cada uma destas.
Dentro da análise do evento indesejado existe a ocorrência, consequência e respostas. A ocorrência consiste em entender o que foi e porque aconteceu o evento indesejado. Deseja-se encontrar as origens do acidente e quais os elementos não foram satisfeitos. Na esfera da consequência podem ser duas: real e potencial. A real é a real consequência do ocorrido, são os prejuízos que de fato ocorrem; a potencial é uma dimensão maior do ocorrido que poderia vir a se concretizar dentro das condições de trabalho apresentadas. As respostas podem ser primárias, ação imediata ao evento (primeiros socorros, isolamento da área, evacuação, comunicação), ou podem ser secundárias, que são medidas a serem tomadas para que não haja recorrência do evento indesejado. 3. E em que consiste cada uma das etapas de metodologia proposta na disciplina, conforme a seguir:
a) Levantamento (coleta) de dados: Etapa extremamente importante que busca coletar o máximo de informações possível para realizar a análise do acidente. Nesta etapa o detalhamento (opiniões, observações, fotos, permissões para trabalho) das informações tem muita importância. Através dela será feita