Xucuru PE
Onde vivem:
Os caboclos vivem em pequenos lotes de terra dispersos na serra entre as propriedades civilizadas, pois não dispõem de uma reserva, apenas de um posto indígena para a instalação. O grupo está distribuído em 18 aldeias. Cada aldeia é constituída por um grupo de famílias, habitando cada uma na sua casa. Toda a aldeia possui um representante, que leva os problemas da sua comunidade para o cacique, que é o representante dos Xucuru como um todo.
Situação Socioeconômica:
Os Xucuru vivem essencialmente da agricultura e tem suas lavouras de milho, feijão e mandioca condicionadas pelo regime de chuvas. Entretanto, as condições climáticas da serra possibilitam fruticultura e horticultura expressivas desenvolvidas naturalmente por aqueles que dispõem de terras nas diversas vargens existentes. O trabalho é feito com a utilização de técnicas rudimentares mas o maior impedimento a uma maior produção é sem duvida o fator terra. Do número total de famílias, apenas 160 dispõem de terra própria.
- Além da produção agrícola, não foi possível identificar nesta comunidade outros meios de subsistência, tendo sido observado que não é desenvolvido pelos caboclos qualquer artesanato mais significativo. É contudo provável que e os caboclos residentes na cidade de Pesqueira, sejam obrigados a desempenhar pequenas atividades de prestação de serviços para a obtenção de alguma renda.
Esta limitada atividade econômica de corrente da escassez de terra para o desempenho da atividade agrícola, reflete-se diretamente nas condições de vida da população. A aparência geral e de pobreza . As casas, em sua maioria de alvenaria, caracterizam-se pela sua extrema simplicidade, poucos utensílios domésticos, alguns bancos, potes e panelas de barro.
Saúde.:
Os problemas de saúde da comunidade não fogem a regra dos encontrados na região. São as sequelas típicas da precária situação de subnutrição e das condições de higiene: gripes, verminoses, etc. Os serviços de saúde são