estudo da sociedade da tribo xucuru de ororubá
CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
NÚCLEO DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: TRIBO XUCURU DE ORORUBÁ
Vitória de Santo Antão – 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DA VITÓRIA
NÚCLEO DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: TRIBO XUCURU DE ORORUBÁ
Autor: Isabelly Ramos.
O presente foi desenvolvido a partir da visita técnica á Tribo dos Xukurus de Ororubá, através da Disciplina de Desenvolvimento e Comunidade do Curso de Nutrição.
Vitória de Santo Antão – 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 2
3. METODOLOGIA 3
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 3
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
6. REFERÊNCIAS 8
RESUMO A partir de relatos orais de índios Xucurus, este estudo buscou conhecer e entender as raízes históricas dessa comunidade, bem como entender a organização sociocultural, política e religiosa deste povo a fim de construir uma compreensão sobre a comunidade estudada. Durante a visita foi possível conhecer um pouco mais sobre a história desse povo e o desenrolar da sua sociedade e território até o que se tornou hoje, ante as mobilizações e disputas pelas terras indígenas (conquistadas por recompensa pela participação na Guerra do Paraguai) entre este povo e os latifundiários, o sentimento de pertencimento e identidade das pessoas para com este povo, e a evolução e conquistas dessa comunidade, a partir destes mesmos sentimentos que os reafirmam como povo indígena e Xucuru.
1. INTRODUÇÃO
Há muitas definições do que se entende por comunidade e território. Genericamente comunidade é um grupo territorializado através dos laços de vizinhança e de solidariedade, e também a partir de elos de sangue e de aliança que unem os membros de uma mesma família. (Rodrigues e Mendonça, 2011). Em 1998, Mendonça¹ define