Estudo da evolução populacional do municipio pernambucano de belo jardim
MARIA LÚCIA DA SILVA1, MÍRIA KELLY PEREIRA2, VERÔNICA SOBRAL CORDEIRO3
1 Licenciatura Plena em Geografia - FABEJA – Faculdade de Formação de Professores do Belo Jardim-Sítio Inhumas S/N – 55150-000 - Belo Jardim/PE- Brasil m.kelly_gg@hotmail.com. 2 Licenciatura Plena em Geografia - FABEJA – Faculdade de Formação de Professores do Belo Jardim-Sítio Inhumas S/N – 55150-000 - Belo Jardim/PE- Brasil. Luci.cristo@hotmail.com 3 Licenciatura Plena em Geografia - FABEJA – Faculdade de Formação de Professores do Belo Jardim-Sítio Inhumas S/N – 55150-000 - Belo Jardim/PE- Brasil. veronicalibras@hotmail.com.
Resumo: Este artigo objetiva mostrar e analisar a evolução espacial da população da cidade de Belo Jardim, microrregião do Vale do Ipojuca, no Estado de Pernambuco no período de 2000 -2010 e suas tendências geradas a partir da dinâmica econômica, ocupacional e social, visando a evolução desta década. Para tal, utilizaremos como metodologias as análises estatísticas e dados censitários, objetivando um estudo do crescimento populacional nas áreas urbana e rural. Apresentando um breve histórico da formação populacional desse espaço geográfico. Com isso, espera-se oferecer dados sobre esta microrregião onde poderá auxiliar nas pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento populacional no local.
Palavras-chave: Censo Demográfico; mobilidade territorial; Belo Jardim - PE.
Área do conhecimento – Ciências Sociais
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de um território se dá através da ocupação territorial, auxiliando na evolução do setor econômico, social e cultural do mesmo. Segundo CEZAR (2004) “(...) E dentro desse processo constante de significações e construções, a história move-se, transforma-se diante dos nossos olhares perplexos com a velocidade contemporânea”. Belo Jardim que antes era distritos de Brejo da Madre de Deus em meados do século XX na década de 20-30 foi elevada a condição