Hist rico 2 FINALIZADO
Cidades Brasileiras
Arquitetura e Urbanismo
Índice
1 – Introdução
2 – Arquitetura das Cidades Brasileiras
2.1 – Salvador, Bahia
2.2 – Rio de Janeiro, RJ
2.3 – Distrito Federal, Brasília
2.4 – Minas Gerais
2.5 – Curitiba, Paraná
2.6 – Recife, Pernambuco
3 – Conclusão
4 - Bibliografia
1 - Introdução
“No inicio da colonização, não podemos falar de qualquer tipo ordenado de habitação ou construção. Eram praticamente choças, muito à moda dos índios, onde ainda o estilo europeu não se fazia sentir. Essas habitações eram construídas de forma precária e nômade.”
Trecho do Livro ‘Uma Visão da Arquitetura Colonial no Brasil’
Após a colonização, muitas influências arquitetônicas foram trazidas pela população portuguesa ao nosso país, as expressões desse primeiro instante se apresentavam de maneira desordenada.
Com o objetivo de observar o crescimento e o amadurecimento das ideias que transformaram nossas cidades, apresentaremos uma pouco sobre Bahia,
Rio de Janeiro, Brasília , Minas Gerais, Paraná e Pernambuco, mostrando a época em que suas Capitais ainda possuíam casas de precária feitura e construções no estilo religioso ou militar até os dias de hoje, onde a arquitetura moderna é expressa em obras de inigualável valor, como é o caso de Brasília, nossa Capital e marco desse novo tempo.
Salvador
Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é um município brasileiro, capital do Estado da Bahia e primeira capital do Brasil.
Até o final do século XIX, o urbanismo colonial caracterizava visivelmente o centro de Salvador.
Fundado sobre uma colina segundo um traçado urbano regular, este centro passou logo a desenvolver-se a partir de uma configuração de ruas irregulares, consolidandose desta maneira.
A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura.
A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura