UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS – 2015.1
INFLUÊNCIA DA LATITUDE E ALTITUDE NA DISTRIBUIÇÃO DOS ORGANISMOS NA TERRA
SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO – ROXANA BARRETO
JEAN GABRIEL COELHO LINS
TÁVILA SUELEN L. GOMES ALVES
RECIFE – PE
2015
INTRODUÇÃO
A altitude e a latitude influenciam em uma série de fatores, tais como a umidade do ar ou temperatura, que por consequência traz um ambiente mais propicio para a biodiversidade.
LATITUDE É a distância medida em graus de qualquer ponto da terra até a linha do equador, definidas por linhas horizontais que envolvem a superfície terrestre, podendo variar entre 0° e 90° para Norte (N) ou para Sul (S).
Essa variação traz diferentes consequências, como a temperatura, umidade e a incidência de luz, devido a inclinação do eixo da Terra.
A forma esférica da Terra e o seu eixo de inclinação são os principais responsáveis pelos demais fatores, por exemplo os raios solares, que em determinados pontos atingem a Terra com mais intensidade e outros com menor intensidade, justamente por causa da sua inclinação. A quantidade total de radiação solar recebida, não só depende da inclinação, e sim, também da altura do sol que varia de acorda com a latitude.
Existe uma distribuição desigual de luz e calor solar nas diversas partes da terra, pois, quanto mais nos afastamos do Equador menor a incidência de luz solar, logo, haverá uma diminuição também na temperatura. Comparados às regiões tropicais, os pólos, por exemplo, recebem os raios solares bastante inclinados e por isso absorvem apenas uma fração da luz do Sol; o que se reflete em temperaturas mais baixas nas extremidades polares.
Os raios solares oblíquos (pólos) entregam menos energia à superfície da terra que raios verticais (trópicos), uma vez que a energia deles é espalhada sobre uma superfície maior e assim percorrem uma distância maior até chegar a massa atmosférica. Já os raios verticais são mais