T Cnica De Negocia O 1
Na era do conhecimento, da informação, do capital intelectual, da globalização e da Internet, a negociação assume uma função cada vez mais importante. A negociação é definida como o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e divergências de idéias.
Os autores Martinelle e Almeida (2009, p. 24) acreditam que cada pessoa envolvida em um processo de negociação tem uma visão diferentes das situações, enxerga de seu ponto de vista, de acordo com sua conveniência. Deste modo, percebe-se que é necessário uma boa comunicação de ambas as partes e que uma delas ceda em algum momento para que se atingem o ápice na negociação.
Para melhor entendimento sobre as técnicas de negociações este trabalho tem o objetivo de abordar uma visão geral do conceito de negociação com suas habilidades e seus estilos, a importância da comunicação; da ética e do planejamento na negociação, e também suas variáveis básicas envolvidas.
Contudo, vale ressaltar que para obter resultados relevantes numa negociação é necessário que haja um “jogo de mão dupla”, onde ambos visem resolver ou evitar conflitos para se chegar a um determinado acordo.
2 - Desenvolvimento
2.1 - Visão Geral do Conceito de Negociação com suas Habilidades e seus Estilos
Negociação processo humano que visa resolver ou evitar conflitos e atingir acordos. Na definição citada por Ferreira (2004, p. 1.393), negociação é originada do latim, negotiatione, que significa “ato ou efeito de negociar, entendimento entre nações, por intermédio de seus legítimos representantes, para concluir tratados ou convênios”. De acordo com Matos (2009, p. 43), “negociação é um instrumento vital que pressupõe a prática regular de toda uma teoria de administração participativa”. Podemos entender que negociação é o processo de se chegar a um acordo e, assim, obter o melhor negócio possível para ambas as partes.
A negociação é a venda direta da imagem pessoal, dos serviços e