S Ntese De C Zar
PEDAGOGIA – V PERÍODO
DISCIPLINA: Estudos da Matemática na Educação Infantil
DOCENTE: Cézar Jesus
DISCENTES: Aline Rocha, Angela Fernanda, Greyce Kelli Fontana, Luciléia Dias
Síntese da apresentação do grupo 3.
Como Observar, Interferir e Registrar. Ao trabalhar com resolução de problemas, o professor deve exercer algumas funções fundamentais para o processo de desenvolvimento de aprendizagens das crianças, como: observar as ações das crianças; interferir para que elas avancem e superem seus obstáculos; organizar as propostas dos alunos; estabelecer as condições onde cada um pode intervir solucionando, questionando ou contestando. Ajudando a reformular, a repensar e conduzir a uma nova forma de resolução.
Enquanto os alunos resolvem os problemas propostos, o educador deve dar referências para os processos empregados e as dificuldades encontradas, previsíveis ou não e decidir em quais circunstâncias deve prosseguir o trabalho. Valorizando os registros e os comentários das crianças, propondo discussões orais, observando a forma usada pelas crianças para expor suas ideias, quais conseguem ouvir, compreender e interpretar o problema.
Ao organizar a sala o professor deve pedir aos alunos que organizem grupos sozinhos. Haverá um tumulto por não terem noção de divisão. Neste momento deve observar a participação das crianças e conversar com a classe informando a melhor maneira de se organizarem para realização da atividade.
Com as crianças que não gostam de se expor o educador deve privilegiar as discussões em grupo ou em dupla. Ficar atento àquelas crianças que expõem pouco suas ideias ou só falam quando solicitadas. Valorizar seus conceitos e fazer comentários, observando a concepção de cada um sobre determinado assunto.
Já com as crianças que querem falar o tempo todo, deve ser elaborado alguns combinados, como: pedir que todos façam comentários um de cada vez, ouvir o colega, perguntar o que não foi