S CRATES
1- Qual foi o acontecimento decisivo em sua vida?
O acontecimento decisivo de sua vida deu-se quando o oráculo de Delfos revelou a um seu amigo que nenhum homem era mais sábio do que ele. Procurou interpretar o significado do oráculo e concluiu que ele era o mais sábio porque tinha consciência da sua própria ignorância.
2- O oráculo de Delfos impulsionou Sócrates á busca da sabedoria e ele descobriu o caminho da sua vocação. Que vocação é essa?
A vocação era de ensinar a verdade aos homens.
3- No ano de 400 a.C Sócrates sofreu um processo que o levou a ser julgado. Que acusação foi essa?
Sócrates recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude.
4- Discorra sobre o processo de Sócrates.
No final do processo foi condenado a beber cicuta. Diante de seus juízes, Sócrates assumiu uma postura viril, altamente imperturbável, de que nada teme. Permanecia absolutamente em paz com sua própria consciência.
5- ALCEBÍADES no Banquete faz um grande elogio a Sócrates e dele diz coisas maravilhosas. Conclui que existe algo de extraordinário que não pode omitir sobre a grandeza de Sócrates. Qual essa conclusão?
A conclusão é que Sócrates falava de coisas tão diferentes que, por mais que se procure, seja entre os modernos, seja entre os antigos, jamais se poderá encontrar alguém que se assemelhe a ele.
6- Qual é o problema que os historiadores da filosofia colocam como “o problema socrático”?
O problema socrático consiste em saber qual foi exatamente o ensinamento filosófico de Sócrates. Já que ele não deixou nenhum escrito, seus pensamentos só podem ser conhecidos através de outas fontes, isto é, dos autores que falam dele.
7- Quais são as fontes através das quais podemos saber sobre a vida de Sócrates? Qual é o prisma de cada um?
As principais fontes são: Xenofonte, Platão e Aristóteles.
Xenofonte – é o Sócrates grande moralista.
Platão – é o Sócrates grande metafísico.
Aristóteles – é o Sócrates grande filosofo.
8- Qual a missão de