DEFICI NCIA VISUAL
Segundo AMPUDIA (2011) Deficiência visual é a perda total ou parcial da visão seja congênita ou adquirida. É considerado cego aquele que apresenta desde a ausência total de visão ou até de alguma percepção luminosa que possa determinar formas a distância.
De acordo com AMPUDIA (2011) deficiência visual é o comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão. Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias. critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde os diferentes graus de deficiência visual podem ser classificados em:
Baixa visão (leve, moderada ou profunda): compensada com o uso de lentes de aumento, lupas, telescópios, com o auxílio de bengalas e de treinamentos de orientação.
Próximo à cegueira: quando a pessoa ainda é capaz de distinguir luz e sombra, mas já emprega o sistema braile para ler e escrever, utiliza recursos de voz para acessar programas de computador, locomove-se com a bengala e precisa de treinamentos de orientação e de mobilidade. Cegueira: quando não existe qualquer percepção de luz. O sistema braile, a bengala e os treinamentos de orientação e de mobilidade, nesse caso, são fundamentais.
O diagnóstico de deficiência visual pode ser feito muito cedo, exceto nos casos de doenças degenerativas como a catarata e o glaucoma, que evoluem com o passar dos anos.
Como indentificar:
Desvio de um dos olhos
Não segmento visual de objetos
Não reconhecimento visual de pessoas e objetos
Baixo aproveitamento escolar
Atraso de desenvolvimento
As principais causas de cegueira no mundo são: catarata não operada 51% glaucoma 8% degeneração macular relacionada à idade 5% cegueira na infância 4% opacidades de córnea 4% erros refrativos não corrigidos 3% tracoma 3% retinopatia diabética 1% causas indeterminadas 18%
As principais causas de deficiência visual são: erros refrativos não corrigidos 43% catarata não operada 33%