Resenha> O que é Geografia?
Analisando o pensamente de Douglas Santos é possível dizer que a Geografia é uma ciência que tem por objeto o espaço; não só espaço cartesiano ou espaço que estudamos na física, mas o espaço criado através das relações entre o homem e o meio, envolvendo os aspectos dialéticos e fenomenológicos, resultantes da produção sócio-espacial, das transformações ocorridas no meio por ação do homem.
Há muitas interpretações do que seria o objeto geográfico. Tanto as que consideram o espaço como um "teatro" da ação humana quanto os que o consideram como um produto da interação homem-natureza-espaço. Se há um consenso na Geografia, é de que não existe consenso quanto à definição de seu objeto.
Há tantas visões quantos forem os geógrafos, algumas com maior orientação para a Geografia Física, outras para Geografia Humana. Cada uma dessas orientações é uma visão do mundo, e cada Geografia particular privilegia este ou aquele aspecto, sendo a visão de Douglas Santos um tanto quanto didática e tradicional. Evidentemente, há temas mais ou menos abrangentes, passíveis de ser interpretados pelas mais variadas ópticas. Uma definição simples, mas abrangente, poderia ser: Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial e as relações recíprocas dos fenômenos físicos, biológicos e sociais que nela se manifestam.
Para finalizar nosso breve entendimento sobre o artigo “O que é geografia?” valer-nos-emos das palavras de Santos:
“Com o desenvolvimento de nossos conceitos geográficos adquirimos condições de guardar em nossa memória as experiências vividas, usando um conjunto de símbolos que em nosso cotidiano, mesmo sendo subjetivo, compõe os principais fatores da produção espacial” (SANTOS, Douglas, 2007, p2).