Recursos humanos
Departamento de Administração
Disciplina de Administração de Recursos Humanos
Professora: Maria Aparecida Vaz
Acadêmica: Lays Souza Oliveira
Empregabilidade
Entende-se por empregabilidade que e a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
A empregabilidade exige do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.
Os seis pilares da empregabilidade:
Adequação vocacional;
Competência profissional;
Idoneidade;
Saúde física e mental;
Reserva financeira;
Fontes alternativas e relacionamentos.
A união de todos eles dá segurança ao profissional, confere empregabilidade, isto é, a capacidade de gerar trabalho, de trabalhar e ganhar. Atingir a empregabilidade é algo que vai além de ter competências e habilidades bem estabelecidas. É necessário seguir os seis pilares com rigor e assim será possível não apenas atingir a empregabilidade, mas mantê-la, o que parece mais complexo.
Empowerment
É uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Ele surge da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhe permitem tomar decisões e participar ativamente da organização.
O empowerment se assenta em quatro bases principais:
1. Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização.
2. Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente.
3. Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional.
4. Liderança