Resenha a geografia como ciência
Teoria e método em geografia - Resenha 1
A Geografia como ciência
A geografia surgiu com a divisão do conhecimento total, uma divisão sem delimitações precisas, o que torna difícil de descrever e é por isso que a geografia é um campo tão único e vasto.
“Admite-se que a geografia tornou-se uma ciência autônoma a partir do século xix isto não quer dizer que ‘’ isto não quer dizer que não existissem um conhecimento geográfico e uma aplicação da geografia desde a pré-história; conhecimento e aplicação que foram expandindo-se à proporção que a civilização foi desenvolvendo-se e a sociedade aumentando a sua capacidade de dominar e modificar a natureza, para melhor desfrutar dos recursos disponíveis’’ A geografia é a única ciência que existe desde que mundo é mundo, pois a terra é seu estudo. A geografia só vem se atualizando e modernizando de acordo com a evolução da sociedade, na idade contemporânea a geografia ganhou autonomia e deixou de ser uma ciência com problemas físicos para atuar também na sociedade, homem e natureza e política.
Apesar de todos os esforços a geografia demorou a ser aceita nas universidades, já no ensino secundário era a ‘’ciência que faz a descrição da superfície terrestre’’ esse é o grande carma da geografia.
Mas para exorcizar de vez a Geografia eis que Emanuel de Martone definiu a geografia como ’’a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da terra’’ Depois de inúmeras transformações a geografia pode ser definida como ‘’a ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza’’ mas da sociedade como agente sobre a natureza.
Cada ciência especifica nada mais é que o desmembramento de uma única ciência e que num dado momento uma parte acaba precisando da outra sendo assim uma interdisciplinidade. Antigamente a geografia era dividida entre a humana e a física e cada geógrafo escolhia o caminho a seguir, porém hoje a procura é por profissionais