Resenha - Geografia
O Leste Europeu (ou Europa Oriental) antigamente conhecido como Europa socialista é considerada a parte menos desenvolvida do continente, e creio eu que isso ocorre porque os países socialistas raramente crescem econômica e politicamente. A área central desta parte do continente era formada pelo Império Austro-Húngaro, que foi desmembrado após a Primeira Guerra Mundial, surgindo assim: Áustria (hoje encontrada na Europa Ocidental); Hungria, República Tcheca e Eslováquia.
Com o fim da Guerra Fria e o mundo completamente dividido em países socialistas e capitalistas, os governos perceberam que precisavam criar alianças no mundo. Os capitalistas criaram a OTAN, e pouco tempo depois, os socialistas criaram o Pacto de Varsóvia, cujos objetivos eram os mesmos.
Os países do Leste Europeu, hoje em dia, estão concentrados em seguir as regras dos países capitalistas e crescer neste governo. Essas adaptações estão gerando certos resultados, pois alguns países já conseguiram entrar para a União Europeia.
Os países do Leste Europeu possuem muitas diferenças étnicas, o que causa certos conflitos, mas graças a alguns governos, os países devem manter uma convivência pacifica para os outros países do mundo. Estes mesmos países também são marcados pelo nacionalismo, com um povo muito patriota.
Questões:
Quando começaram a ser construídos os territórios nacionais e suas fronteiras no Leste Europeu?
R- a partir da Primeira Guerra Mundial, sendo consolidado na época da dominação soviética, quando houve a Segunda Grande Guerra.
Qual a razão do nível de desenvolvimento socioeconômico dos países da Europa Oriental ser inferior a Europa Ocidental?
R- Isso se deve à forte influência soviética, que remota ao período da Guerra Fria, sofrida pelo Leste Euroupeu