Rela´tório de físico química
. O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor. Basicamente, um calorímetro simples é constituído de um vaso calorimétrico metálico isolante de superfície espelhada, contendo uma quantidade conhecida de água. Compondo ainda de um termômetro através do qual podemos fazer a leitura da temperatura de equilíbrio térmico. O calorímetro pode ser um vaso de Dewar (garrafa térmica) como mostrada na figura 1.
|[pic] |
|Figura 1. Calorímetro |
Para aumentar a temperatura de um corpo homogêneo deve-se fornecer calor ao mesmo, pois a transferência de calor é garantida pelo princípio termodinâmico conhecido como Lei Zero da Termodinâmica, “O fluxo de calor é sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura”. Muitas reações ocorrem com liberação de calor para o ambiente, sendo denominadas exotérmicas. Outras, endotérmicas, retiram calor do ambiente com conseqüente abaixamento de temperatura. Nas reações químicas, grande parte das energias envolvidas nas interações de natureza magnética ou elétrica, aparece sob forma de calor ou de trabalho.
Calor de reação entre um ácido e uma base é denominado calor de neutralização. Em solução aquosa, os ácidos e as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água com sinal contrário. Este é o caso da neutralização do ácido clorídrico em presença de hidróxido de potássio, cujas soluções podem ser descritas, segundo Arrhenius, como
HCl (aq) = H+(aq) + Cl-(aq) KOH (aq) = K+(aq) + OH-(aq) .
As medidas de entalpia das reações são geralmente executadas através do