O que são os olmecas
Os Olmecas foram um povo de uma antiga cultura pré-colombiana da Mesoamérica que se desenvolveu nas regiões tropicais do centro-sul do atual México durante o pré-clássico, aproximado de onde hoje se localizam os estados mexicanos Veracruz e Tabasco. A cultura olmeca desenvolveu-se nessa região aproximadamente entre 1500 e 400 a.C, e crê-se que tenha sido a civilização-mãe de todas as civilizações mesoamericanas que se desenvolveram posteriormente.
A origem dos Olmecas
Apesar de ser considerada há muito a civilização-mãe de todas as culturas mesoamericanas posteriores, ainda não é possível determinar qual processo que deu origem ao estilo artístico nem se os seus traços culturais característicos foram inicialmente desenvolvidos na Área Nuclear Olmeca. Sabe-se que alguns de seus traços podem ter aparecido inicialmente em Chiapas ou nos Vales Centrais de Oaxaca.
Período Inicial
A história olmeca tem início em San Lorenzo, onde os traços olmecas característicos começaram a surgir antes de 1 200 a.C.. O desenvolvimento da civilização nesta zona provavelmente beneficiou da ecologia local de solos aluviais bem irrigados, o que permitia elevada produção de milho. Pensa-se que a densa concentração populacional em San Lorenzo encorajou o surgimento de uma classe de elite que eventualmente garantiu a dominância olmeca, fornecendo igualmente a base social necessária à produção de artefatos simbólicos e de um luxo sofisticado, os quais definem a cultura olmeca.
Declínio
Não se sabe com clareza o que provocou a eventual extinção da cultura olmeca. Sabe-se que entre 400 e 350 a.C., a população da porção oriental da Área Nuclear Olmeca decresceu fortemente, e esta área manter-se-ia pouco habitada até ao século XIX. Esta perda de população parece ter sido originada por fatores ambientais: talvez resultado de mudanças nos cursos de rios importantes, ou do seu assoreamento devido às práticas de