Choque elétrico
Matéria: Socorros de Urgência
São Paulo, 2010
Alunas
Evellyn
Elia
Tema: Choque elétrico
São Paulo 2010
Sumário
Introdução pg.04
Conteúdo
Conceito: O que é choque elétrico? Pg.05
Causa: Como acontece? Pg.06
Diagnóstico: Como evitá-los? Pg.07
Quais os primeiros atendimentos a ser prestado ao acidentado? Pg.09
Conclusão pg.12
Bibliografia pg.13
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de auxiliar estudantes, técnicos e engenheiros envolvidos no trabalho com a eletricidade.
Muitos não sabem, desconhecem ou desconsideram este risco. Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior freqüência e comprovadamente os que trazem as mais graves conseqüências. As normas de segurança estabelecem que pessoas devam ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis.
Choque elétrico é uma descarga de corrente elétrica. Esta passa pelo corpo da pessoa e as conseqüências podem ser mais ou menos graves, dependendo da corrente (intensidade, resistência e voltagem) e do trajeto percorrido, no corpo, pela corrente.
No dia a dia, seja no lar ou na indústria, a maior preocupação, sem dúvida, é com o choque elétrico, visto que este é o tipo de acidente que ocorre com maior freqüência.
Incêndios e explosões causados pela eletricidade são sinistros que ocorrem com menor freqüência. É importante alertar que os riscos do choque elétrico e os seus efeitos estão diretamente ligados aos valores das tensões (voltagens) da instalação, e é bom