Qual a importância do ensino de História nos dias atuais
A maioria de nós possui um conhecimento muito limitado de nossa história, é de extrema importância saber da nossa história. Possuir conhecimentos que lhe possibilitarão compreender melhor o mundo onde vivemos e sua própria existência. Neste sentido, a educação e, por conseguinte, a escola atua de modo a contribuir para que o indivíduo conscientize-se sob sua condição de sujeito histórico, que não apenas observa e se submete aos acontecimentos do mundo, mas tem a capacidade de participar e transformar a realidade, assumindo a posição de construtor de sua própria história e da história social acerca do meio onde esta inserido.
Estudar história contribui para formação crítica dos alunos, objetivando traçar uma análise sobre a importância do papel do professor de história enquanto mediador deste processo. Assim as reflexões aqui realizadas partem das atuais dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro, passando por uma breve análise histórica acerca do conceito de História até chegar às contribuições que a disciplina realiza para com o desenvolvimento crítico do sujeito.Quando paramos para pensar no atual cenário da educação brasileira fica evidente que muitos avanços foram conquistados, principalmente nas últimas décadas, mas se lançarmos um olhar mais minucioso sob o cotidiano escolar perceberemos que, infelizmente, ainda se preservam muitos dos aspectos e práticas negativas existentes desde a época em que o Brasil era uma colônia de Portugal.
A compreensão que se tem hoje sobre o que é história e qual a sua função na sociedade é bastante diferente daquela entendida pela historiografia tradicional, embora alguns traços desta história tradicional ainda possam ser percebidos na sociedade.
A História deve ser compreendida como Disciplina/ciência realizada pelos homens, é ela que representa a transformação humana. É necessária a consciência de que todos são sujeitos históricos, e por meio