Quimica
Experimento 1 – obtenção do sal complexo [Ni(NH3)6]Cl2
Adicionou-se hidróxido de amônio em um béquer e adicionou-se NH4Cl. Este foi colocado até que a solução saturasse.
NH4Cl ↔ NH4+ + Cl-
NH3 + H2O ↔ NH4OH ↔ NH4+ + OH-
O hidróxido de amônio é um composto muito instável que não é encontrado na forma de NH4OH, mas sim dissociado em NH4+ + OH- ou em forma de NH3 + H2O.
Colocou-se soluto até ponto de supersaturação da solução, ocorrendo à aparição de corpo de fundo. A adição até a saturação do soluto é para deslocar o maximo possível para a formação de amônia e água, ou seja, ao adicionar o NH4Cl, adiciona-se, na verdade, o íon NH4+ + Cl-, que desloca o equilíbrio para a esquerda (formação da amônia e água).
Transferido a solução para uma proveta e completando-a até o volume de 5ml, observou-se a dissolução do corpo de fundo já criado, ou seja, fornecendo mais íon amônio à solução e deslocando o equilibrio para a formação de mais amônia. Reservou-se a solução obtida.
Ao adicionar água destilada no béquer contendo o cloreto de níquel hexahidratado, observou-se a dissolução do soluto por completo. Sendo o cloreto de níquel hexahidratado um sólido verde, a solução permaneceu verde.
Ao adicionar hidróxido de amônio concentrado na solução diluída contendo cloreto de níquel hexahidratado, esta tornou-se azul muito intenso. Ocorreu-se a seguinte reação:
Ni2+ + 2NH3 + 2H2O → Ni(OH)2↓ + 2NH4+
Ni(OH)2↓ + 6NH3 → [Ni(NH3)6]2++ 2OH- O precipitado de hidróxido de níquel II não ocorreu, pois este é solúvel em excesso de reagente (NH3), logo não foi possivel observar o precipitado.
Esfriou-se a solução azul obtida e adicionou-se a solução amoniacal de NH4Cl e não observou-se nenhuma mudança na solução.
Ao adicionar a solução amoniacal de NH4Cl, este fornece NH3 para a formação de mais
[Ni(NH3)6]2+(hexaminoniquelato II), ou seja, desloca o equilíbrio para a direita.
Este procedimento teve a produção de