Projeto Político Pedagógico
1. DESENVOLVIMENTO
Antes de apresentar sobre o assunto Projeto Político Pedagógico, vejo como de suma importância saber de onde veio essas palavras e o que elas querem dizer.
De acordo com enciclopédia livre as palavras:
PROJETO deriva da palavra latina projectum definido como uma iniciativa colaborativa, envolvendo pesquisas e imagens.
POLÍTICO o termo surge do grego antigo politéia que indica todos os artifícios relativos a cidade-Estado, ou seja, é a arte de governar a cidade.
PEDAGÓGICO palavra coerente com pedagogia, que teve origem na Grécia Antiga, paidós (criança) e agogé (condução), condutor da criança.
Aprofundando o conhecimento, é necessário entender para que serve este documento mais conhecido como PPP. O Projeto Político Pedagógico é um documento feito a partir de um diálogo entre diversas seções, com a finalidade de organizar e esquematizar os trabalhos administrativos escolares, diagnosticando os problemas disciplinares e/ou escolares a serem solucionados. O PPP é feito para analisar todo o contexto da escola, além disso, é um documento obrigatório em qualquer instituição de ensino, pois é a partir dele que é traçado metas e ações a serem cumpridas para chegar ao sucesso.
Para fazê-lo implica seguir uma legislação e convocar profissionais da educação e a comunidade escolar, entende-se que é o diretor, professores, secretária, contando também com a colaboração da sociedade, sendo eles os pais de alunos e os alunos.
A participação do docente é muito importante tanto no processo da elaboração, como dito anteriormente, na fase das discussões quanto na hora de executar as propostas classificadas no PPP, por isso deve ser um documento de fácil acesso, podendo ser renovado e retificado para um crescimento coletivo e individual.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), artigo 13 é de responsabilidade da escola: “participar da elaborarão da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;