histologia
1- proteção do corpo, absorção de substância do meio, secreção de substâncias úteis, percepção de sensações.
2- lâmina própria.
3- Fornece nutrientes, oxigênio e promove a difusão de catabólitos.
4-
5- são junções entre as camadas mais externas de células adjacentes (vizinhas), que estabelecem uma barreira a entrada de macromoléculas (lipídeos, proteínas) nas células.
6- Camada superficial de células especializadas para um órgão sensorial.
7- Podem ser pavimentosas, alongadas, e com núcleos achatados; cubica e com núcleo esférico; cilíndrica (ou colunar) alta, com núcleo ovoide na sua base.
8-
9- Camada basal- É a camada mais profunda , sendo composta por uma única fila de células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e através da qual essas células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e através da qual essas células recebem os elementos necessários para a sua nutrição.
Camada espinhosa- É formada por várias células provenientes da camada basal que á medida que as novas células profundas vão nascendo se vão deslocando para o exterior. As mais profundas são as arredondadas, enquanto que as que estão mais próximas da superfície são mais planas.
Camada granulosa- É a camada onde as células já se encontram morta e exibem grânulos em seu interior.
Camada de queratina- É a camada externa da epiderme, que entra em contato direto com o ambiente.
10- Conjuntivo- Conforme a forma que apresentam, as células desse tecido possibilitam o preenchimento de espaços, sustentação de partes do corpo, defesa do organismo e transporte de substancias.
Epitelial- Permitem a formação de uma superfície lisa que reveste e protege o corpo e órgãos.
11- Exócrinas- Secretam substancias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. EX: glândulas mamária, salivares e sudoríparas.
Endócrinas- É aquela que libera substancia