engenharia
Introdução
A terra surgiu a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, apresentando atualmente uma superfície de 500 milhões de Km2. É relatado por civilizações antigas problemas relacionados a erosão e este sendo um fator a ser sempre enfrentado pelo homem, tendo e vista este ser um processo natural que ocorre no solo. No entanto este é em muitas das vezes relacionado a falta de cuidado do homem com o relevo e solo, por ele explorado.
A perda dos recursos naturais é visível no reconhecimento de seus efeitos, como a erosão hídrica e eólica, poluição dos mananciais hídricos, assoreamento de rios e represas etc. Desenvolvimento
A erosão é um processo de deslocamento de material (terra ou rochas) de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de diversos fenômenos da natureza ou antrópico.
Os tipos de erosão sofrida pelo solo podem ser: A Pluvial esta sendo a mais comum (dependendo da região) e provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva; Por Gravidade, erosão que consiste no movimento de rochas e sedimentos montanha abaixo principalmente devido à força da gravidade; A Eólica que é quando o vento transporta partículas minúsculas e as mesmas se chocam contra rochas e se dividem em mais partículas que se chocam contra outras rochas causando assim um desgaste erosivo; A Marinha que consiste no processo de atrito da água do mar com as rochas que acabam cedendo transformando-se em grãos, esse trabalho constante atua sobre o litoral transformando os relevos das regiões litorâneas; A Glacial no deslocamento lento das geleiras no sentido descendente arrasta o solo causando este tipo de erosão como também a sedimentação glacial; A Fluvial que consiste no desgaste do leito e das margens dos rios pelas suas águas. Este processo pode levar a alterações no curso do rio.
Um solo quando sofre processo erosivo as estruturas que o compõem (areias, argilas, óxidos e húmus) são destruídas, levando suas