P´ratica de física
| 1.
Como funciona uma bicicleta?
O movimento da bicicleta é obtido a partir através da transmissão da força feita pelo ciclista no pedal para a roda traseira por meio da corrente. A bicicleta possui um corente que liga a coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa dentada de raio menor fixada no eixo da roda traseira. Quando pedalamos a roda traseira passa a ter a mesma velocidade angular que o eixo traseiro.
2. Descreva a como ocorre a relação de transmissão de força para a roda traseira (pedivela, engrenagens catracas e corrente) Quando forçamos o pedal para baixo, este exerce a força na coroa dentada dianteira por meio do pedivela. A coroa dentada dianteira está ligada uma coroa dentada acoplada no eixo traseiro por meio de uma corrente, na qual transmite o movimento para a roda traseira. A roda aplica sobre o chão uma força (ação) ``para trás'', e, portanto, a bicicleta sofre uma força de atrito (reação) ``para frente'' e acelera.
3. Dimensione as engrenagens e para discussão (Você pode considerar que o raio da engrenagem é proporcional ao número de dentes dela)
O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo das coroas dentadas. Para uma coroa que tenha um raio cinco vezes maior que o do pinhão, por exemplo, para cada volta completa do pedal (e, portanto, da coroa maior), o pinhão dá cinco voltas completas - e a roda traseira faz o mesmo, pois pinhão e roda traseira têm a mesma velocidade angular.
Coroa: 30 cm
Catraca: 10 cm
Roda traseira: 80 cm
Para calcular utilizaremos a expressão que nos permite obter o comprimento de uma circunferência: C = 2*π*r, onde π = 3,14 e r o raio.
Determinando o comprimento correspondido a um giro completo da coroa e da catraca :
Comprimento da Coroa