P+L produção de papel
Resumo
Esse trabalho trata de uma das indústrias que cresce cada dia mais e está associada a muitos problemas ambientais: a indústria do papel e celulose. Tais problemas estão ligados aos consumos de energia elétrica e de água e às gerações poluentes (de efluentes, de resíduos sólidos e de emissões atmosféricas). O estudo do processo de produção, tanto das operações unitárias físicas e químicas, como das reações químicas associadas a este, permite apresentar soluções para transformar a indústria do papel e celulose numa P+L, controlando efluentes, emissões gasosas e resíduos sólidos.
Abstract
This work addresses one of the industries that grows every day more and is associated with many environmental problems: the pulp and paper industry. Such problems are linked to the consumption of electricity and water and to polluting generation (effluent, solid waste and air emissions). The study of the production process, both the physical and chemical unit operations, such as the chemical reactions associated with this, lets you present solutions to transform the pulp and paper industry in C+P, controlling effluents, gaseous emissions and solid waste.
1. Introdução: O Perfil da Indústria de Papel e Celulose
Com o crescente uso dos computadores, o advento de novas mídias de comunicação, o uso de nota fiscal eletrônica, consulta de extrato bancário via internet e a utilização cada vez mais freqüente de mecanismos de mensagem eletrônica, e-mail e sms imaginava-se uma diminuição do consumo de papel e seus insumos. Mas o consumo de papel aumentou nas últimas décadas. No Brasil, o crescimento desse mercado nos últimos 15 anos foi em média 3,3% ao ano e esse segmento industrial é um dos mais competitivos do país.
Com o aumento do consumo, a cada ano que passa a indústria de papel e celulose precisa de novas fontes de matéria prima e para isso investe em reflorestamento e tecnologia para aumentar a eficiência da produção, mas ainda