GESTÃO DE ÁGUA NAS INDUSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Pós-Graduação em Energia
Igor Reis
GESTÃO DE ÁGUA NAS INDUSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE DO ESTADO DE
SÃO PAULO(Uma análise dos princípios da produção mais limpa)
Santo André – SP
2013
1
2
RESUMO
O presente trabalho terá seu foco no setor industrial de papel e celulose, que, além da grande importância econômica no Brasil, sob a ótica da Gestão de Recursos Hídricos,é considerado um típico consumidor de água bruta. Assim,cada vez mais torna-se imperativo o uso racional da água. A indústria de papel e celulose, utiliza água em suas operações e em alguns casos,de forma intensiva. Assim sendo o conceito da produção mais limpa(P+L), que será utilizado,estabelece exatamente a conservação como princípios para a sua utilização pela industria,bem como por outras atividades
O presente estudo caracterizará como uma pesquisa descritiva, pois buscará descrever um diagnóstico pela Produção mais limpa nas indústrias de papel e celulose, como também do tipo explorativa, visto que procurará adquirir maior familiaridade com o tema de pesquisa. A amostra que será estudada constituirá de 100 maiores indústrias de papel e celulose,sendo que a amostra final será de 45 indústrias de papel e ceulose.
Em relação as indústrias espera-se trabalho apresente e discuta diferentes medidas para minimização do consumo de água bruta e sirva como base para futuros estudos sobre o assunto. Palavras-chave: Gestão de Água. Produção mais limpa(P+L). Indústria de papel e celulose.
Uso Racional.
3
Índice
1. Introdução.................................................................................................... 5
2. Plano de Pesquisa e Métodos ......................................................................7
2.1. Objetivo..................................................................................................... 7
2.2. Descrição dos métodos e cronograma de atividades ...............................7
Cronograma