Logística Interna e a Influência Direta no Processo Produtivo das Empresas de Celulose e Papel
Empresas de Celulose e Papel
Jorge Luiz Batista (UEPG) jorgelbatista@hotmail.com
Paulo Leandro Ribeiro (UEPG) pauloleandro.le@hotmail.com
Resumo:
O presente artigo visa demonstrar que as empresas produtoras de celulose e papel devem trabalhar a sua logística interna com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o processo de produção fabril, produção esta que é interligada entre um processo e outro, que visa trabalhar melhor a alocação dos insumos e componentes do processo.
Palavras chave: Papel, Celulose, Produção e Logística.
Abstract
This article aims to demonstrate that the producers of pulp and paper, companies must work their internal logistics with the aim of improving and perfecting the process of industrial production, this production which is interconnected between a process and one that aims to work better allocation inputs and process components as raw.
1 Introdução
As empresas produtoras de celulose e papel se apresentam com grande expressão no cenário industrial, são geradoras de grande quantidade de empregos e estão presentes em varias regiões brasileiras contribuindo em muito para o desenvolvimento dessas regiões.
Trata-se em muitas vezes de gigantescos compressos industriais com muitos equipamentos, maquinas e pessoas envolvidas no processo, isso faz dessas indústrias mecanismos muitos complexos e com a gestão interna deve ser capacitada para que tudo se realize bem nesse processo, onde a ligação entre uma etapa e outra é fundamental para a produtividade fabril.
O processo produtivo nas indústrias de celulose e papel esta diretamente relacionada com logística interna nessas empresas onde o layout fabril e alocação de produtos e insumos utilizados no processo são de fundamental importância, pois podem representar a otimização do processo fabril dentro da empresa.
Se o processo logístico interno na empresa visa otimizar e melhorar a alocação e distribuição