O Ético e o Poiético no Direito Administrativo
Muitasteorias sobre a justiça foram criadas por diversos pensadores ao longo da história. Na Antiguidade presenciamos relevantes contribuições como as de Platão e Aristóteles; na Idade Média temos, no seu primeiro período, contribuições de Santo Agostinho, e no segundo período, São Tomás de Aquino; já na modernidade surgem expoentes contribuições como as de Descartes e Kant. No período contemporâneo no conceito de justiça aparece o valor trabalho, juntamente com a igualdade e a liberdade. Explica Salgado em A Ideia de Justiça no Mundo Contemporâneo que “ A ideia justiça nesse momento realiza esses três valores , a igualdade, a liberdade e o trabalho, na forma dos direitos fundamentais: como consciência (saber) da juridicidade desses valores (universal, abstrato); como declaração ( querer) desses valores como direitos, por ato de posição empírica, ( particular) na constituição; como efetivação desse direito na forma de fruição pelo sujeito de direito ( universal concreto).” (2002, p.02)
Justiça,tema de tamanha grandeza e importância, não poderia deixar de ser estudada na aplicação do Direito Administrativo.
Analisar a importância da justiça no Direito Administrativo torna-se uma questão relevante, uma vez que sua finalidade, bem como de todo o Direito, ao ser cumprida deve realizara justiça do administrado.
Por isso o desenvolvimento desse projeto revela-se essencial, pois através dele se mostrará a importância da eticidade no Direito Administrativo. O projeto pretende demonstrar que a justiça deve sempre nortear o cumprimento das finalidades do