O visconde partido ao meio
Capítulo 1 * O que significava o voo das cegonhas?
Resposta: O voo das cegonhas naquelas terras, segundo a descoberta do visconde Medardo, era um sinal de boa sorte, um motivo para a alegria de todos.
* O que os vivos faziam com alguns membros do corpo dos que morriam?
Resposta: Os vivos cortavam esses membros dos mortos, principalmente os dedos, para assim roubarem as joias e anéis que se encontravam neles.
Capítulo 2 * Pela noite, como eram recolhidos os corpos dos cristãos espalhados pelos campos de batalha?
Resposta: Esse trabalho era feito por duas carroças. Uma recolhia os corpos feridos e a outra os mortos. Aquele corpo que parecia ter chance de ser curado era encaminhado para a carroça dos feridos, e aquele que só havia pedaços e farrapos, era jogado na carroça dos mortos e depois era levado para ter sepultura abençoada. E aquele que nem um cadáver era mais, servia de carniça para as cegonhas.
* O que aconteceu para que o cavalo que estava nas mãos de Cruzio não conseguisse ser detido?
Resposta: Quando Cruzio diz para o tenente pegar o cavalo, ele é acertado por uma flecha turca, e com isso caiu no chão, e o cavalo saiu galopando, assim ninguém conseguiu pegar e prender ele.
Capítulo 3 * Qual foi o principal motivo do espanto de todos ao ver a volta do visconde?
Resposta: Todos se espantaram ao ver que o visconde Medardo estava de volta, pois até então, tinham recebido a notícia de que seus ferimentos haviam sido muito graves, e por isso pensavam que ele não conseguiria voltar à Guerra. E quando o viram, ele estava apenas com metade de seu corpo, a outra metade já havia sido amputada, mas mesmo assim ele havia voltado para batalhar.
* Como eram as características da velha Sebastiana?
Resposta: Sebastiana era uma mulher que vestia-se com roupas negras, tinha um rosto rosado e sem rugas, mas o escondia com um véu também da cor preta.
Capítulo 4 * Ao encontrar seu tio, o menino