Avaliação do estado do conhecimento da diversidade biológica do brasil.
O Brasil possui uma grande variedade de espécies nas diferentes classes de vertebrados.
Boa parte da atenção de conservação esta voltada para o país, isto se deve à riqueza destes grupos.
Sob este ponto de vista, os vertebrados formam as mais importantes e evidentes criaturas, para os seres humanos, muitas delas sendo usadas como espécies-símbolo em programas de conservação.
Nosso país apresenta a maior riqueza de espécies de peixes de água doce e mamíferos do mundo, tem a segunda maior diversidade de anfíbios, terceira de aves e quinta de répteis.
AVALIAÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO
DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO BRASIL
O programa de avaliação do estado do conhecimento da diversidade biológica do Brasil busca produzir uma caracterização do conhecimento sobre a diversidade dos vertebrados, além de conhecer o nível de conhecimento pessoal, material bibliográfico e coleções.
Os vertebrados pertencem ao Filo Chordata, são muito diversificados sendo representados atualmente por cerca de 50.000 espécies de animais.
Os vertebrados são separados em sete classes, que são:
•Agnatha
•Chondrichthyes
•Osteichthyes
•Amphibia
•Reptilia
•Aves
•Mammalia
Aquisição de material.
Foram consultados especialistas de diferentes áreas que responderam um questionário contendo perguntas correspondentes a cada classe de vertebrados, além de arquivos já publicados em livros ou na internet e consulta a banco de dados.
Os Agnatha
Os Agnatha, são vertebrados sem mandíbula, são peixes que possuem o corpo alongado, sem escamas, com tegumento mucoso e não possuem tecidos duros internos.
Ocorrem nas águas frias, tanto no hemisfério norte como no sul. Os representantes mais conhecidos são as lampreias que não ocorrem no Brasil e as feiticeiras.
As lampreias são parasitas de peixes, como os salmões e trutas, e alimentam-se de