O VERDADEIRO PODER SEGUNDO RODRIGO DAMASCENO
No livro o autor discute de forma bastante clara a gestão e os assuntos inerentes a esta. Abordando temas que focam nos resultados, partindo de aspectos como a liderança, métodos, metas e gerenciamento de todo o processo para que se tenha prosperidade nas empresas.
Como deve ser para o gestor o ponto de partida do autor também é o foco da gestão. Ele parte do princípio de que é necessário medir para que se consiga gerenciar, assim estabelecendo métricas. O foco da gestão é dividido em foco financeiro, onde as informações necessárias para que haja o comprometimento financeiro cheguem a todos os funcionários; foco no cliente, satisfazer o cliente dentro do que foi acordado na venda, criar meios de aumentar as vendas; foco nos funcionários, evitando a alta rotatividade que acarreta principalmente prejuízos de conhecimento prático; foco na sociedade, atuação da empresa de forma ética em todos os aspectos. A junção desses focos de forma organizada e controlada ou medida gerará êxito financeiro para a instituição.
De modo geral os problemas que levam ao fracasso são definidos pelo autor como sendo: metas mal definidas, planos de ação mal feitos ou mal executados e situações que fogem ao nosso controle.
Para garantir as metas, três fatores essenciais são abordados. A Liderança, o conhecimento técnico e o conhecimento do método.
A liderança se destaque entre estes três aspectos como sendo a mais importante, pois o líder tem o papel de atingir as metas junto com os colaboradores os influenciando. Como trabalhar em equipe e influenciar pessoas para atingir o foco é papel do líder, também formar um time engajado é relevante. Para o desenvolvimento de bons líderes é criada a Agenda do Líder que atribui a todos, metas baseadas em lacunas, desafiadoras, domínio do método, conhecimento técnico, participar do recrutamento identificando potencialidades, treinar de forma a fomentar o desenvolvimento da equipe e tratar de maneira especial talentos