GPS
O que é o GPS? O GPS, Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), é um sistema de navegação que utiliza informação proveniente de satélites para fornecer com rigor as coordenadas de um lugar.
Para que serve o GPS?
• Indica a direcção e sentido do movimento numa viagem;
• Localiza pontos num mapa através das suas coordenadas;
• Armazena as coordenadas das posições na memória, podendo inverter o percurso da viagem e regressar ao ponto de partida.
De que modo o tempo influencia o bom funcionamento do GPS?
O tempo é uma grandeza física que desempenha um papel fundamental no funcionamento do GPS. O erro na determinação do intervalo de tempo que o sinal demora no percurso entre o emissor e o receptor, tem de ser pequeníssimo. É necessário que os relógios sejam precisos e exatos para que se possa localizar a posição do receptor GPS à superficie da Terra.
Que tipos de relógios constituem os satélites GPS?
Os satélites artificiais do sistema GPS possuem relógios atómicos, altamente precisos, que fornecem o “tempo GPS” e, por sua vez, este é convertido pelos receptores GPS que têm incorporado relógios de quartzo.
Existe três tipos diferentes de relógios: os mecânicos, os menos precisos, os de quartzo e os atómicos, os mais precisos.
Para que servem as coordenadas geográficas?
Servem para indicar a posição de um lugar à superfície da Terra.
A latitude é o ângulo medido para cima ou para baixo do equador, ao longo de um meridiano. Varia de 0º a 90º Norte (N) ou de 0º a 90º Sul (S).
Longitude é um meridiano perpendicular ao equador e que passa pelos dois pólos geográficos. A longitude é o ângulo para um lado ou para o outro do semimeridiano de Greenwhich (localidade nos arredores de Londres). Varia entre 0o e 180o podendo ser este (E) ou oeste (O).
A altitude de um lugar é a distância, medida sobre a vertical desse mesmo lugar, entre esse lugar e o nível médio das águas do mar, que é igual a 0 metros.
16. O GPS está dividido em três partes e