O valor da responsabilidade social das organizações no campo nacional
A revolução tecnológica tem proporcionado intensas transformações na sociedade, a dar início pelos grandes modelos sobre a função e o papel da empresa na sociedade capitalista. A tecnologia da informação é, em grande proporção, a culpada por um pulo de qualidade nas maneiras de produção, que requerem uma célere mudança das tarefas humanas, comprometendo, desta maneira, todas as relações humanas.
A sociedade moderna tem dado demonstrações de que é preciso novos modelos de relacionamento entre a empresa e a sociedade, uma vez que as questões sociais embutem um acordo mais minucioso, em torno de assuntos e problemas como a questão ambiental, a exploração do trabalho infantil e a relação das empresas com o meio-ambiente além de justaposições expressivas em relação a contingentes que passam por discriminação racial, social, entre outros, bem como atos positivos no sentido de corroborar corpo social.
Ambiciona-se explanar com a presente resenha que aquilo que as empresas desempenham sob o título da “responsabilidade social” nada mais é do que conseqüência da lei ou orientação legal. Devido às atuais legislações que indicam um tratamento adequado à relação da empresa com o consumidor, com o meio ambiente, com o trabalhador, com o público externo, dentre outros, seja em razão de incentivos, em especial tributários, em alguns casos obriga-se em outros se motiva a empresa a exercer