Cap. 19 - ética, responsabilidade social e ambiente
1Ética: De Que se Trata
A ética é o campo do conhecimento que trata da avaliação do comportamento de pessoas e organizações. A ética lida com a aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal, que é definido por um código de conduta. Ética e moral indicam normas de comportamento que se tornaram habituais. A ética compreende uma reflexão crítica sobre os fundamentos de um sistema moral. O que a sociedade se acostumou a aceitar como moral não é, necessariamente, ético. Os códigos de ética compreendem normas de conduta e podem se explícitos, como o juramento que os médicos fazem, ou implícitos, como a obrigação de socorrer a quem está em dificuldade.
2Criação de Sistemas de Valores
Os valores formam a base dos códigos de ética. Os valores que orientam o comportamento ético foram e continuam sendo propostos por filósofos e diversos tipos de líderes. Outras normas de conduta ética nascem dos usos e costumes, do processo social de julgar certos ou errados os coportamentos, e de distinguir o vício da virtude pelos sentimentos de reprovação ou aprovação que inspiram.
A maneira oriental de administrar e fazer negócios certamente foi influenciada por Confúcio. O princípio mais elevado do Confucionismo, a Regra de Ouro, é a norma da reciprocidade: tratar a cada um como se gostaria de ser tratado. Ademais, para Confúcio o consumo desenfreado é condenável, assim como perder a calma. A moderação é valorizada em tudo.
Aristóteles criou uma ética que diz respeito à virtude e ao bem-estar das pessoas, e é definida em termos dos “fins do ser humano”. As pessoas têm um fim intrínseco último, que é a felicidade. A razão e a virtude são os meios para alcançar esta propriedade da alma. A felicidade é a vida da atividade virtuosa de acordo com a razão. Há duas formas de excelência: a intelectual, que compreende a inteligência e o discernimento, e a excelência moral, que compreende a